Cursos Preparatórios para o Vestibular de Música

Bacharelado em Música Popular, Erudita e Licenciatura

Objetivos: O curso consiste em preparar o estudante para as provas de percepção , apreciação musical e repertório. Nas duas etapas do vestibular dos cursos de licenciatura, Bacharelado em Música popular e Erudita da UFMG, UEMG, UFOP e UFRJ.

Metodologia: 1 hora/aula semana do instrumento (máximo dois alunos por turma)
1:30 hora/aula semana de percepção e apreciação musical. Esta aula prepara o aluno para as provas de solfejo, ditado, apreciação, criação musical e ação combinada.

 

Somente curso de percepção, teoria e apreciação musical

Professor: Alexandre Guimarães (mestre UFMG)
Horários de percepção:

  • Curso intensivo: quartas de 21:00 às 22:00
  • Curso extensivo: sábados de 12:00 às 13:00 (começou em janeiro). Indicado para alunos avançados.

Preço: R$ 144,00 (Apenas percepção e apreciação)
Matrícula: R$ 140,00 ou R$ 170,00 (inclui 1 kit de musicalização)

 

Aulas com instrumento:

Guitarra
Professores: Elias Santos, Pablo Passini e Alexandre Tibits
Preço: R$ 313,00
Matrícula: R$ 140,00 ou R$ 170,00 (inclui 1 kit de musicalização)
Metodologia: 1 hora/aula semana do instrumento (Estudo das peças obrigatórias exigidas no vestibular)
1:30 hora/aula semana de percepção e apreciação musical

 

Violão Erudito
Professor: Daniel Critófaro (Mestre UFMG ), Aloisio e Alexandre Tibits
Preço: R$ 313,00
Matrícula: R$ 140,00 ou R$ 170,00 (inclui 1 kit de musicalização)
Metodologia: 1 hora/aula semana do instrumento (Estudo das peças obrigatórias exigidas no vestibular)
1:30 hora/aula semana de musicalização

 

Violão Popular
Professores: Daniel Critófaro (Mestre UFMG ), Aloisio, Pablo Passini e Alexandre Tibits
Preço: R$ 313,00
Matrícula: R$ 140,00 ou R$ 170,00 (inclui 1 kit de musicalização)
Metodologia: 1 hora/aula semana do instrumento (Estudo das peças obrigatórias exigidas no vestibular)
1:30 hora/aula semana de musicalização

 

Sax
Professor: César baracho (bacharel em saxofone UFMG)
Preço: R$ 313,00
Matrícula: R$ 140,00 ou R$ 170,00 (inclui 1 kit de musicalização)
Metodologia: 1 hora/aula semana do instrumento (Estudo das peças obrigatórias exigidas no vestibular)
1:30 hora/aula semana de musicalização

 

Teclado/Piano Elétrico
Professor: Igor Neves 
Preço: R$ 313,00
Matrícula: R$ 140,00 ou R$ 170,00 (inclui 1 kit de musicalização)
Metodologia: 1 hora/aula semana do instrumento (Estudo das peças obrigatórias exigidas no vestibular)

1:30 hora/aula semana de musicalização 

 

Baixo Elétrico
Professor:  Diego Mancine e Acácio
Preço: R$ 313,00
Matrícula: R$ 140,00 ou R$ 170,00 (inclui 1 kit de musicalização)
Metodologia: 1 hora/aula semana do instrumento (Estudo das peças obrigatórias exigidas no vestibular)
1:30 hora/aula semana de musicalização

 

Bateria
Professor:  Bo Hilbert e Flávio Garcia
Preço: R$ 313,00
Matrícula: R$ 140,00 ou R$ 170,00 (inclui 1 kit de musicalização)
Metodologia: 1 hora/aula semana do instrumento (Estudo das peças obrigatórias exigidas no vestibular)
1:30 hora/aula semana de musicalização

 

Aulas de canto

Música popular da UFMG e licenciatura

Professora: Alex
Preço: R$ 313,00
Matrícula: R$ 140,00 ou R$ 170,00 (inclui 1 kit de musicalização)
Metodologia: 1 hora/aula semana do instrumento (Estudo do repertório do vestibular)
1:30 hora/aula semana de musicalização


EDITAL DO VESTIBULAR DA UFMG (LICENCIATURA, BACHARELADO E MÚSICA POPULAR) MÚSICA

Os candidatos ao curso de Música serão submetidos, em cada uma das duas etapas do Vestibular, a dois exames específicos: o Exame de Percepção Musical e o Exame Prático.
O Exame de Percepção Musical, comum ao Bacharelado e à Licenciatura, visa a avaliar a
habilidade dos candidatos em compreender, identificar e relacionar elementos e estruturas musicais.
O Exame Prático objetiva avaliar a desenvoltura técnica e/ou instrumental dos candidatos e será diferenciado para cada uma das habilitações do Bacharelado e para a modalidade Licenciatura, conforme as especificações que se seguem.
Para a preparação geral do candidato, indicam-se as seguintes obras:

⇒ BENNET, Roy. Como ler uma partitura. Tradução de Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 1990.

⇒ BENNET, Roy. Elementos básicos da música. Tradução de Teresa Resende Costa. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

⇒ HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. Tradução de M. Camargo
Guarnieri. 4. ed. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1988.

⇒ MED, Bohumil. Ritmo. 4. ed. Brasília/DF: MUSIMED, 2001.

⇒ MED, Bohumil. Teoria da música. 4. ed. Brasília/DF: MUSIMED, 2001.

⇒ LIEBERMAN, Maurice. Ear training and sight singing. New York: Norton, c 1959.

ATENÇÃO
Os candidatos devem estar muito atentos às mudanças que vão ocorrer nas provas para o curso de Música! Tal como ocorre com os programas das demais áreas desse Concurso, os Programas de Música, que se seguem, indicam o conteúdo a ser dominado pelos candidatos, porém não mais correspondem, exatamente, à estrutura das Provas da primeira eda segunda etapas.
A partir deste ano, essas provas vão se basear no Programa dado, mas a estrutura de cada uma delas somente será conhecida no momento de sua realização, ou seja, quando os candidatos se apresentarem à respectiva Banca Avaliadora.
OBSERVAÇÕES GERAIS
1. Todas as partituras indicadas nos Programas para as provas do curso de Música encontram-se à disposição dos candidatos na Biblioteca da Escola de Música da UFMG.
2. Quando da realização do Vestibular, no local em que farão o Exame Prático, os candidatos terãoà disposição contrabaixo, harpa, piano e, ainda, os seguintes instrumentos de percussão: caixaclara,vibrafone, marimba, xilofone, quatro tímpanos, bateria completa, jogo de quatro tontons, congas, bongôs, pratos, gongos e bombo sinfônico.
3. As provas dos diversos instrumentos deverão ser feitas sem acompanhamento instrumental.
Apenas os candidatos à habilitação Canto ou os que se candidatarem às habilitações
Regência/Composição e à modalidade Licenciatura e escolherem Canto como instrumento poderão contar com acompanhamento.
Para tanto, porém, todos deverão providenciar seus próprios acompanhadores, que não
poderão ser professores ou músicos pertencentes ao quadro de servidores em atividade daEscola de Música da UFMG nem membros das Bancas de Avaliadoras do Vestibular.
No dia do Exame, cada acompanhador só poderá entrar no prédio da Escola de Música
juntamente com o candidato que vai acompanhar.
4. As provas escritas da habilitação Composição e da modalidade Licenciatura, em ambas as etapas, terão duração de três horas.
5. A peça de livre escolha dos candidatos, quando prevista no Programa e solicitada na prova, poderá ser interrompida pela Banca Avaliadora após três minutos de execução.
6. Quando for o caso, os candidatos deverão fornecer à Banca Avaliadora, na hora da prova, umacópia da partitura de livre escolha por eles selecionada.

I - EXAME DE PERCEPÇÃO MUSICAL

PROGRAMA

1. Timbres, texturas e instrumentação.
2. Articulação e dinâmica.
3. Alturas: direcionalidade, registro, ordenação, âmbito sonoro.
4. Padrões melódicos tonais (uma ou duas vozes), intervalos, arpejos, escalas diatônicas maiores e menores – natural, harmônica, melódica e bachiana.
5. Padrões harmônicos tonais: funções principais – tônica, dominante e subdominante –, tons
vizinhos e homônimos.
6. Durações: andamentos, agógica, organização.
7. Padrões rítmicos (uma ou duas vozes), compassos simples e compostos.
8. Estruturação formal: relações, semelhanças e contrastes entre motivos, frases e seções.
I.1 - Primeira etapa
Essa prova será única, constituída de questões de múltipla escolha, e terá como objetivo avaliar a compreensão dos elementos musicais e das relações estruturais entre eles, a partir da audição de trechos de obras de diversas culturas, épocas e tradições. Essa prova será inteiramente gravada para audição dos candidatos e o tempo para a resposta a cada uma das questões formuladas será previsto na própria gravação.
I.2 - Segunda etapa – Prova Escrita
Essa prova visa a avaliar a percepção auditiva e o domínio do código musical dos candidatos,
bem como sua capacidade de identificar, hierarquizar e descrever relações musicais.
Será constituída por duas questões – uma de ditado e uma de apreciação musical – relativas a uma peça ou trecho musical gravado, a ser apresentado na hora da prova.
Na questão de ditado, os candidatos deverão transcrever, em notação musical tradicional,
uma linha melódica do trecho ouvido, que poderá se apresentar em tonalidade maior ou
menor e em compasso simples ou composto.
Na questão de apreciação musical, os candidatos deverão elaborar um texto, em que
descreverão, hierarquizarão e relacionarão os elementos e as estruturas musicais do trecho
ouvido.
Segunda etapa – Prova Oral
Essa prova visa a avaliar a leitura, a expressividade e a compreensão musical dos candidatos, a partir da realização das seguintes atividades:
a) Leitura rítmica à primeira vista, a duas vozes, a serem executadas com voz (linha
superior) e palmas (linha inferior).
b) Solfejos melódicos à primeira vista, em tonalidade maior ou menor e em compasso
simples ou composto.

Observações específicas ao Exame de Percepção Musical:
⇒ A Prova Escrita (segunda etapa) será feita por todos os candidatos no mesmo período, aomesmo tempo, e terá duração de 75 minutos, contados a partir do momento em que tiver início a audição da peça ou trecho musical gravado.

⇒ A Prova Oral (segunda etapa) será realizada pelos candidatos, um a um, diante da mesma
Banca Avaliadora responsável pelo Exame Prático, e no mesmo dia. Antes de se
apresentar à Banca Avaliadora, cada candidato terá 10 minutos para estudar os dois itens que
vão compor da Prova Oral.
II - EXAME PRÁTICO
Será constituído de provas específicas para cada habilitação/modalidade, todas baseadas nosrespectivos Programas, a seguir relacionados. (Releia, a propósito, o texto concernente às mudanças, em relação aos anos anteriores, a serem implementadas no Vestibular 2009, nobox, antes da Observações Gerais.) Os Programas – mas não as provas – são os mesmos para ambas as etapas, com exceção dos de Percussão, Composição e Licenciatura, tal como se especificará mais á frente.
Observação específica ao Exame Prático:
⇒ As peças de livre escolha dos candidatos, previstas em alguns dos Programas, não poderão coincidir com as que já se encontram nele listadas, caso utilizadas na elaboração das provas.

MÚSICA POPULAR

Observações gerais específicas para a prova de Música Popular:

* A Prova está destinada aos candidatos dos seguintes instrumentos: Contrabaixo, Guitarra/Violão, Piano, Bateria/percussão, Sax, Flauta, Trombone, Trompete e Canto.

* Os candidatos poderão usar playbacks de acompanhamento em sua prova de instrumento. A mídia e o equipamento de reprodução são responsabilidades do candidato. Neste caso estará disponível aos candidatos apenas a amplificação para seu monitoramento.

Programa da Prova:

1. O candidato deverá escolher dois itens dentre os 5 listados abaixo e estudar as peças dos itens escolhidos. A prova indicará qual(is) peça(s) de cada item escolhido deverá(ão) ser apresentada(s).

* Blackbird (Lennin/McCartney); Isn't She Lovely (Stevie Wonder)

* Sonoroso (K. Ximbinho); Doce de Coco (Jacob do Bandolim).

* Cafezais sem Fim (Wagner Tiso); Aquelas Coisas Todas (Toninho Horta)

* Stella by Starlight (Victor Young); Bessie’s Blues (John Coltrane)

* Garota de Ipanema (Jobim/Morais); Ladeira da Preguiça (Gilberto Gil)

2. Execução, no instrumento escolhido na inscrição, de uma peça de livre escolha.


MUSICOTERAPIA
Programa da primeira etapa apenas
Execução de arranjos de canções previamente criados pelo candidato. A prova determinará a
apresentação de dois dentre os seguintes itens:
1. VELOSO, Caetano. Canto do povo de um lugar.
2. GIL, Gilberto. Refazenda.
3. BARROSO, Ary. Rancho fundo.
4. Canção folclórica. Balaio.
5. BEN JOR, Jorge. País tropical.
6. BARBOSA, Adoniran. Trem das onze.


Programa da segunda etapa apenas
Elaboração de um arranjo com caráter pedagógico, a partir de partitura ou texto literário
fornecido na hora da prova.

Observação específica à prova de Musicoterapia:
⇒ Entende-se por arranjo, na primeira etapa, a elaboração de uma versão da música
original por meio de recursos vocais, instrumentais, rítmicos e/ou harmônicos.
ATENÇÃO: Não será necessário comentar o arranjo. Os candidatos deverão apenas
tocá-lo.

PERCUSSÃO
Programa da primeira etapa apenas
1. Peça de livre escolha do candidato para qualquer instrumento de percussão, com exceção de caixa
Programa da segunda etapa apenas
À escolha dos candidatos, dois dos seguintes itens:
2. Uma peça para teclados de percussão vibrafone, marimba ou xilofone.
3. Uma peça para percussão múltipla.
4. Uma peça para tímpano:
Execução, em bateria, de ritmos de samba, jazz, funk e baião, com inclusão de momentos de improvisação em cada um dos ritmos;
OU
Execução de quatro diferentes ritmos brasileiros em instrumentos de percussão – entre
outros, pandeiro e congas –, com inclusão de momentos de improvisação em cada um
dos ritmos.
Programa comum a ambas as etapas
6. PETTERS, M. Um estudo de caixa do Livro Avançado, à escolha dos candidatos.
7. DELÉCLUSE, J. Uma peça de caixa de Douze Études pour Caísse-Claire, à escolha dos
candidatos.
8. Leitura rítmica à primeira vista, em caixa clara.

II.2 – MODALIDADE LICENCIATURA
Programa da primeira etapa apenas
Execução de arranjos de canções previamente criados pelo candidato. A prova determinará a
apresentação de dois dentre os seguintes itens:
1. VELOSO, Caetano. Canto do povo de um lugar.
2. GIL, Gilberto. Refazenda.
3. BARROSO, Ary. Rancho fundo.
4. Canção folclórica. Balaio.
5. BEN JOR, Jorge. País tropical.
6. BARBOSA, Adoniran. Trem das onze.
Programa da primeira etapa apenas
Elaboração de um arranjo com caráter pedagógico, a partir de partitura ou texto literário
fornecido na hora da prova.
Observação específica à prova de Licenciatura:
⇒ Entende-se por arranjo, na primeira etapa, a elaboração de uma versão da música
original por meio de recursos vocais, instrumentais, rítmicos e/ou harmônicos.
ATENÇÃO: Não será necessário comentar o arranjo. Os candidatos deverão apenas
tocá-lo.

 

Bateria online com ritmos Metrônomo Online

Unidade São Pedro:

  • Av. Senhora do Carmo, 550 - São Pedro
  • Belo Horizonte • MG - Brasil
  •   (31) 3221-3400

Unidade Buritis:

  • Av. Profº Mário Werneck, 1480 (Loja 213, 2º piso)
  • Belo Horizonte • MG - Brasil
  •   (31) 3378-0180

Unidade Gutierrez:

  • Rua Almirante Alexandrino, 133
  • Belo Horizonte • MG - Brasil
  •   (31) 3291-0583