XII Festival de inverno Pro-Music

Período: 16/07 a 11/08

altA Pro-Music Escola de Música apresenta o XII Festival Internacional de Inverno de Música Popular. Este evento acontecerá nos meses de julho e agosto na própria sede da escola. Os cursos são destinados a qualquer músico que queira aperfeiçoar seus conhecimentos na área de música popular. O festival contará com a presença de renomados músicos e professores da Alemanha, Canadá, USA, Espanha e Brasil.

Inscrição abertas na sede da Pro-Music: Avenida Nossa Senhora do Carmo 550, São Pedro, Belo Horizonte (MG). Telefone de contato: (31) 3221 3400.





1 - Sistema rítmico indiano e suas aplicações na música popular

- Palestrante: Ricardo Passos - Nascido no Porto (Portugal), músico e pesquisador da música e cultura de diferentes lugares da Ásia, África, América e Europa. Estudou na Índia com o Dr. Rajesh Sendh.

Tópicos: Estudar o sistema rítmico indiano, bem como, a improvisação e a espontaneidade, misturando elementos da cultura oriental como as ragas da India com o sistema tonal da cultura ocidente.

Pré-requisito: Nenhum

Duração: 4 aulas de 2:00 horas cada (8hs total)

Datas : 23 a 26 de julho

Preço total: R$200,00 para alunos Pro-Music e R$250,00 outros

Horário: 20:00 as 22:00hs

Local: ESTÚDIO

Material incluído: apostila e áudio




2 - A guitarra no Blues

Palestrante: Afonsinho

Carga horária: 3 aulas de 2:00hs

Horário: 20:00 às 22:00

Data: 17, 18 e 19 de julho (terça a quinta)

Preço: R$150,00 por aluno

Local: Estúdio

Tópicos abordados: Escalas, utilização de pedais, equalização e timbragem de amplificadores, licks, acompanhamento, concepção do estilo.

Obs: o aluno deverá trazer a guitarra




3 - Técnicas e efeitos vocais interpretativos

Nome do palestrante: Zamfir

Período: 23 e 24 de julho.

Carga horária: aulas de 3hs diárias

Opções de turmas:

a)      23/07 – de 14:00 às 17:00h

b)      23/07 – de 19:00 às 22:00h

c)       24/07 – de 9:00 às 12:00h

d)      24/07 – de 14:00 às 17:00h

e)      24/07 – de 19:00 às 22:00h

Preço por aluno: R$100 executante, R$ 50 ouvinte.

Objetivo: Trabalhar o repertorio do próprio aluno com foco em otimizar técnica e utilização de recursos técnicos como drives, growls, etc.

Público alvo: Vocalistas com repertorio que desejam refinar a técnica.

Pré-requisito: Cada um aluno deve levar um CD com até 3 musicas (preferencialmente faixas sem o vocal) que deseja trabalhar durante o masterclass.

Mini currículo: João Victor de M. C. Maciel, conhecido por Zamfir.

Licenciando em Musica pela Unimontes, atua como professor de canto  desde 2005 tendo lecionado aulas particulares, sendo um dos pioneiros no Brasil em ensino particular de canto a distância. Atua também em instituições de ensino alem de projetos de extensão da Unimontes. Desde 2005 desenvolve um trabalho de pesquisa sobre fisiologia e efeitos vocais com profissionais da área dentro e fora do pais. Tem vasta experiência como vocalista de bandas de rock, metal, jazz e pop. Também é cantor lírico no Núcleo de Opera em Montes Claros – MG tendo atuando em operas e musicais.




4 - Curso de harmonia e improvisação na música Brasileira para todos os instrumentos


Nome do palestrante: Gustavo Figueiredo

Período: 06/08 e 08/08

Horário:  10:00 às 12:30

Local: Estudio

Carga horária: 5 horas em 2 dias

Preço por aluno: R$ 120,00 até um dia antes e R$ 140,00 no dia.

Objetivo: Saber analisar as músicas na parte harmônica, rítmica e melódica, para conseguir improvisar dentro da concepção e linguagem proposta.

Público alvo: músicos e estudantes da música

Pré-requisito: tocar um instrumento

Mini currículo: Gustavo Figueiredo é pianista, tecladista, compositor e arranjador. Trabalhou com artistas como: Vander Lee, Beto Guedes, Toninho Horta, Gilvan de Oliveira, Marku Ribas, Pedro Morais, Chico Amaral, Marcio Bahia, Nenem, Flávio Henrique, Paula Fernandes, Beto Lopes, Cid Ornelas, entre outros. Ganhador do 7º Prêmio BDMG Instrumental em abril de  2007. Participou de shows de lançamento do Cd “Experimenta” do Duofel no Sesc Pompéia (SP). Com o seu show participou do “Instrumental Sesc Brasil” no Sesc Paulista, Conexão Vivo e  do “Joinville Jazz Festival”. Atualmente trabalha como arranjador e diretor musical, toca no grupo do baterista Marcio Bahia, do violonista Gilvan de Oliveira, além do seu próprio trabalho de música instrumental.

Links no you tube:

http://www.youtube.com/watch?v=mRAzPxhzAq0

http://www.youtube.com/watch?v=gLecILkrQcQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=8G16_GwF-mc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=7zorBkl22dY




5 - Análise das novas estruturas do jazz para todos os instrumentos

Professor: Márcio Tubino (Alemanha)

Tópicos: O jazz vem se transformando gradativamente, somando novas influências e ganhando novas definições. Neste curso pretendemos analisar os diversos estilos de jazz e sobretudo chamar a atenção para o que há de mais novo. Vamos analisar por exemplo formas usadas por novos expoentes como Joshua Redman, Chris Potter e no jazz-europeu praticado pelos grupos de vanguarda de Berlim e Escandinávia. Vamos passar naturalmente pelo Etno-Jazz onde os diversos continentes  mesclam seus ritmos tradicionais com a linguagem jazzística. Iremos experimentar todos esses elementos praticamente e em conjunto e convidamos à todos a fazer essa viagem conosco.

Datas: 26  de julho
Horário: das 15h às 17.30h
Local: Pro-Music-  SALA: Estudio

Preço: R$ 25,00
Pré-requisitos: nenhum

Márcio Tubino nasceu em 27.03.1963 na cidade de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Seus pais são naturais do mesmo estado, sendo porém, o pai do litoral e a mãe da fronteira com o Uruguai. Em 1969 a família mudou-se para a capital, Porto Alegre, onde Márcio Tubino cresceu.

O país vivia a ditadura militar, instalada em 1964 e a euforia das vitórias da seleção brasileira de futebol. Existiam uma calma e ordem aparentes e muita repressão e violência por trás desta fachada. Os artistas precisavam ter cuidado e muita criatividade. Os temas de protestos contra o regime precisavam ser disfarçados e as letras elaboradíssimas, misturadas às belas harmonias, herança da bossa nova, e à variedade de ritmos tornavam a música popular brasileira extremamente interessante. Márcio recebia estas informações musicais através das freqüentes rodas de viola realizadas em casa, onde cantava com os irmãos. Os mais velhos discutiam letras e criavam de brincadeira arranjos vocais para as canções do momento: sambas e bossas novas tradicionais.

Apesar desta proximidade e prazer com a música, na época não sonhava em ser músico. Só bem mais tarde, em 1978, é que sentiu pela primeira vez o desejo de aprender um instrumento. Aprendeu flauta doce e incomodava durante os programas de música transmitidos pela TV, querendo acompanhar os grupos com sua flautinha. Este hábito despertou a atenção em casa para um possível talento do menino que com o pequeno instrumento conseguia seguir de ouvido harmonias por vezes complicadas. No Natal de 1979 ganhou sua primeira flauta transversal e daí em diante não teve mais jeito.

Márcio Tubino iniciou seus estudos de música com a flauta doce e logo em seguida passou para a flauta transversal. Freqüentou o conservatório da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e paralelamente participou de seminários, tendo aulas de Harmonia Tradicional e Popular, Arranjo, História da Música Antiga e Moderna e História da Música Brasileira. A partir de 1980 começou a tocar profissionalmente. O grupo "Raiz de Pedra" foi a primeira formação com a qual trabalhou. Neste grupo desenvolveu seu trabalho na área do saxofone, da flauta e na composição. Em 1990 após conquistar o prestígio do público e da crítica no Brasil, o grupo veio para a primeira turnê à Alemanha, onde Márcio Tubino passou a residir em meados de 1995.

Em sua carreira Márcio Tubino trabalhou ao lado de nomes como: Egberto Gismonti, Joe Zawinul, Djalma Corrêa, Renato Borghetti, Alegre Corrêa, Paulo Cardoso, Wolfgang Lackerschmidt, Wolfgang Schmidt entre outros. Participou de vários discos no Brasil e Europa tendo gravado 4 CDs com o grupo "Raiz de Pedra", nos quais assina várias composições. Fez giras pelo Brasil, Argentina, Alemanha, Áustria, Suíça, Suécia, Holanda, França, Norte da Itália, Croácia, China, Japão, Taiwan, Egito.
Márcio Tubino reside atualmente em Munique, onde além de músico e compositor trabalha como professor de saxofone, flauta transversal e iniciação musical para crianças.




6 - Master Class de teclado com  Marcio Hallack (RJ)

Tópicos: harmonia e arranjos  aplicados ao instrumental  e choros. "de Nazareth  e Pixinguinha a Monk e Coltrane"
Data: dia 28 de julho
Horário:  13:00hs
Local: Pro-Music

Sala: 06

Preço: R$ 30,00

RELEASE MARCIO HALLACK

Pianista, compositor e arranjador, Márcio Hallack é atualmente um dos grandes nomes da música instrumental brasileira, representando Minas Gerais, dentro do contexto nacional, como um de seus mais fortes expoentes. Autodidata, reune porém algumas lições de música e vida pelo contato com Esther Scliar, Luis Eça, Vilma Graça ,Gilberto Tinetti , e com músicos com quem já tocou e excursionou relatados abaixo, entre tantos.

  • Vencedor do II Prêmio BDMG-Instrumental em 2002, acaba de lançar seu terceiro cd “De Manhã”, que tem recebido excelentes críticas da imprensa especializada.
  • Vencedor do VII Premio BDMG-Instrumental em 2007 pela segunda vez.

Jose Domingos Raffaelli classifica sua musica ~Pat~como a replica brasileira de Naima de John Coltrane.

Tárik de Souza (Jornal do Brasil-08/05/2003) escreve que “Márcio Hallack fornece digitais de suas influências, como nos hermetismos (pascoais) de Free campeão”.

Antonio Carlos Miguel (O Globo-29/04/2003), dá 4 (quatro) estrelas ao cd “De Manhã” e o qualifica como um “Segredo de Minas”.

Zuza Homem de Melo (Free Som) disse que “Márcio Hallack une a introspecção mineira à liberdade carioca.

Em “De Manhã”, Márcio Hallack homenageia Hermeto Pascoal, Toninho Horta e Gilson Peranzzetta, aos quais dedica 3 músicas: “Free campeão”, “Da Horta”, “Maestro Gil”.(Indicado ao Premio Tim)

Em “Canto de recordação”, faz parceria com Murilo Antunes, integrante do Clube da Esquina.
“Talismã”, seu primeiro disco, lançado nos Estados Unidos, teve participação especial de Telma Costa; o segundo, “Tudo Azul”, teve a faixa “Um presente pro titio” premiada na Rodada Brahma de MPB e gravada pelo grupo Galo Preto), tiveram excelente repercussão de público e crítica.

Já se apresentou em shows e gravações ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional, como Hermeto Pascoal, Toninho Horta,Nivaldo Ornelas, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Jaques Morelembaum, Robertinho Silva, Frank Cólon(percussão)Marcos Suzano, Victor Biglione(turnê com o show Cinema Acústico), Raul de Souza, Marcio Bahia, Novelli, Nelson Angelo, Nico Assumpção, Paulo Russo, , Galo Preto, Copinha,David Chew, Jean Pierre Zanella (Canadá), Kip Reed e Matt Perko (com os quais gravou em Cleveland (USA), no Cd O Tempo e o Lugar(Fernanda Cunha)

Em cinema, compôs duas músicas para a trilha sonora do filme “Janela do Caos” de José Sette, sobre a vida do poeta Murilo Mendes. Atuou como pianista e arranjador no filme “O rei do samba” de José Sette sobre a música de Geraldo Pereira.

Em televisão, teve em 2003 seu especial “Márcio Hallack” exibido pela Rede Minas, no Canal Jazz (Roberto Moura) e no Instrumental Informal (João Carlos Assis Brasil), ambos na TVE, além do Programa Arrumação (Saulo Laranjeira) na TV Alterosa (SBT), Instrumental Sesc Brasil entre outros. Disponivel on-line no seguinte endereço: http://www.sescsp.org.br/instrumental

Entre festivais de jazz e shows, cita-se Instrumental Sesc, Sala Baden Powell,Rio das Ostras Instrumental,"Sesc Vila Mariana-Sesc Bauru eTeatro Alpha Real(SP-c/Victor Biglione)",Free Som(etapa do Free Jazz), Espaço Constituição(Rio,com gravação DVD ao vivo)Pro Jazz(Pro musica Juiz de Fora),Patio Havana Buzios, Modern Sound, Ibitipoca Jazz Festival, Casa de Cultura Laura Alvim,Ipatinga Jazz Festival, Museu da Pampulha, Musica de Domingo (Teatro Francisco Nunes), Savassi Jazz Festival(2008 e 2009),Museu de Arte Moderna -Salvador)Tiradentes Duo Jazz entre outros.

Atualmente em fase de lançamento do CD - Piano Solo, choros e cançoes com releituras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Hermeto Pascoal, João Penambuco alem de musicas autorais, com elogios da critica especializada.
Cd Duo com Otávio Castro(gaita) em estudio.

Indicado em 2003 ao Prêmio Tim de Música Brasileira com o Cd “ De Manhã”

www.marciohallack.com
www.youtube.com/marciohallack




7 - Master Class: Fundamentos de técnica, coordenação e vocabulário para a bateria

Nome do palestrante: André “Limão” Queiroz (UFMG)

Período: Dia 19/7

Horário: 15:00 às 18:00hs

Carga horária: 3 horas

Sala: estúdio

Preço por aluno: 30,00

Equipamentos necessários: Bateria completa, lousa para escrever, equipamento de som com potencia para tocar play along e cabo para plugar o ipod. Disponibilidade de xerocar uma pequena apostila para os participantes.

Objetivo: Falar e difundir formas de se desenvolver tecnicamente, a coordenação motora e o vocabulário na bateria.

Público alvo: Músicos e interessados no assunto.

Pré-requisito: Ler ritmo.

Mini currículo:

André iniciou na música aos seis anos de idade, estudando trompete com o próprio pai. Aos nove anos começou a tocar percussão e, aos quatorze, abraçou definitivamente a bateria.

Sua formação musical começou em casa com o pai e os músicos que lá freqüentavam.A partir de 1996, realizou estudos de bateria com os músicos Lincoln Cheib e Esdra Ferreira (Neném). São  freqüentes as participações em clínicas e workshops de bateria e percussão, ministrados por músicos renomados do Brasil e do mundo. Aos dezoito anos estudou teoria musical e piano com Helena Cheib por um ano. Em agosto de 2003 concluiu o bacharelado em percussão na escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em março de 2006 finalizou o seu mestrado pela UFMG na linha de performance cujo tema é: “trazendo para a bateria um linguagem brasileira” – elaboração de estudos de técnica de baqueta, coordenação motora e improvisação.

Sua carreira profissional teve início em 1985 e, desde então, vem atuando em estúdios e palcos, do Brasil e do mundo, com grandes representantes da música, tais como: Milton Nascimento, Lô Borges, Samuel Rosa, Chico Amaral, Tavinho Moura, Toninho Horta, Naná Vasconcelos, Celso Moreira, Stephan Kurmann, Maria Shneider, Chiquito Braga, Thomas Rotter, Gee Hee Lee, Continentrio, Wilson Lopes, Beto Lopes, Marku Ribas, Arthur Maia, Enéias Xavier, Magno Alexandre, Cleber Alves, Jonathan Crayford, Zal Idrissa Sissokho e outros.




8 - Modern Improv. for guitar ( analise para improviso em sequencias e temas   Jazz / Blues-Jazz)

Palestrante: Jorge Shy (SP)

Tópicos: improviso linear, sequencias vamps, derivado x relativo, re harmonization usando upper structure triads

Pré-requitos: conhecimento básico de campo harmônico e escalas

Horário e data: 20 de julho / 14 hs 

Carga horária : 2 horas

Preço: R$20,00 alunos Pro-Music e R$25,00 outros

Sala: 06

Percentual: 50%

Jorge Shy

O guitarrista , compositor e educador vem se dedicando seriamente ao ensino ha quase 20 anos . E responsável pelos livros de iniciacao musical “Prime Duo” e o método de “leitura para as 6 cordas” aplicada no curso do conservatório Souza Lima . Atualmente prepara o lançamento de seu terceiro CD solo intitulado “ Crossing Path” a ser lançado em Outubro de 2012 e lidera o quarteto “Bossa & Blues” aonde desenvolve a fusão destes estilos .

Abaixo alguns pontos de interesse :

Produtor musical da “Shytracks” – trilhas para cinema e institucional www.shytracks.com.br

Professor do Conservatório e faculdade Souza Lima - SP

Filiado ao I.A.S.J ( International association school of Jazz)

Coordenador do Dpto. Cordas da Musicenter “Núcleo de ensino musical” - SP

Graduado pela Berklee College of music em Jazz Composition / Film




9 - Técnica Aplicada de Arpejos Tríades

Nome do palestrante: Daniel Carlos (Pisaduras)

Período:  09/08/12 - quinta feira as 20:00

Carga horária: 2 horas

Preço por aluno: 60,00

Objetivo:

Tópicos: acordes e arpejos no sistema 5,técnicas usando 2 cordas sweep, palhetada alternada,slide,padrões,licks,fraseados,cromatismo, slides, tapping, improvisação, etc..

Sala- 6

Tipo de curso - Máster Class

Público alvo: guitarra rock, metal, Pop, Blues, jazz, MPB.

Mini currículo: Daniel Carlos é guitarrista, violonista, cantor, educador e compositor musical. Desde 2006 atua como professor de guitarra, violão, harmonia e improvisação na escola pro music  é vocalista e guitarrista da banda PISADURAS, faz parte do grupo instrumental COMO JAZZ BAND, acompanha o poeta Ricardo evangelista e a cantora Suely silva, já se apresentou e ministrou em vários shows,seminários, congressos, workshops e máster class pelo Brasil onde dividiu palco com grandes nomes da musica brasileira como Toninho Horta ,Renato Teixeira,Gino e Geno,Marcelinho de Lima e Camargo,Amado Batista,Trio lizert,Tinoco,pena branca, Antidemon,Marcelo Aguiar (Renascer Praise ),Marcos Góis, entre outros.

Formação

Harmonia e improvisação com: Leandro Alves (ninja)
Prática em jazz e MPB com: Giovanni Mendes, Jimmy Duckomyn, Zazu (Pro-Music)
Harmonia Funcional no Jazz e MPB com: Giovanni Mendes (Pro-Music)
Musicalização infantil com: Aline Carneiro (mestre pela UFMG)
Musicalização com: Gabriel e Rick Capistrano (Pro-Music)
Harmonização no Blues com: Nestor Lombina (Pro-Music)




10 - “Produção Cultural Independente: um enfoque na carreira musical

Nome do palestrante: Jule Pires Amaral

Período: 16 a 19 de julho

Horário: 20:00 às 22:00hs

Carga horária: 8h (2h/dia)

Preço por aluno: R$ 120,00/ aluno

Objetivo: O work shop pretende contextualizar artistas, produtores e artistas-produtores a cerca do mercado cultural com produção independente. Serão debatidos e esclarecidos temas sobre Leis de Incentivo, Editas de Premiação, Editais de Fundos de Cultura, Mecanismos de Fomento, a Legislação, visão estratégica e operacional, mecanismos para arrecadação e captação de recursos. Ao final da proposta, os alunos deverão estruturar um esboço de projeto, baseado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e também uma breve proposta de venda a ser apresentada a patrocinadores.

Público alvo: Artistas, produtores e artistas-produtores cujos trabalhos apresentam produção cultural independente e interessados em geral.

Pré-requisito: Não há. Basta que o inscrito apresente interesse pelo tema.

Mini currículo: Cantora, produtora, professora de técnica vocal na Pró Music Escola de Música. Foi Coordenadora Cultural da Fundação Artística e Cultural para Cidadania de Viçosa, FACEV, vinculada à Universidade Federal de Viçosa. Atualmente aprovou, é gestora e captadora de recursos para projetos aprovados nas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, na cidade de Belo Horizonte. Dentre os projetos atuais, destaca-se o “Gozador: cem anos da memória de Luiz Gonzaga”, aprovado por ambas as Leis de Incentivo e que conta com a parceria de Gilvan de Oliveira. Produziu shows na Universidade Federal de Viçosa com temas diversos e artistas variados, contando sempre com a produção independente. Dentre eles: A obra do malandro: um tributo a Chico Buarque, Mariana de Moraes, Rodica Blues, A mulher na UFV: 85 anos de história, Violentango (em sua primeira turnê pelo Brasil), produção cultural e musical do Projeto Vi (e vivi) Jazz (para a 4ª Edição do ViJazz Festival), co-produção dos Shows de Marcelo D2 e Nando Reis no Festival Música Redonda na UFV. Consultora de Projetos Culturais pelo Instituto Brasil de Estudos, Pesquisas e Gestão Estratégica de Competências – IBRAGEC, consultoria e gestão sócio, ambiental e cultural. Viçosa- MG, de 2009 a 2011. Membro titular do Conselho Municipal de Turismo de Viçosa, anos 2009 a 2010. Além de viabilização e prestação de contas, consultorias e gestão de vários projetos por meio de mecanismos de Incentivo e Fomento.




11 - “Vivendo de música”

Nome do palestrante: Rogerio Delayon (Multi instrumentista, produtor e arranjador. Trabalhou com grandes nomes da música de vários estilos: Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Fábio Júnior, Lenine, Fagner, Morais Moreira etc.)

Tópicos: gravação e produção musical , tocar vários instrumentos de corda, equipamentos, postura profissional, conhecimento musical , domínio de estilos variados, timbres

Público alvo: para todos os músicos que se interessam em viver de música

Duração: 4:00hs

Horário: 18:00 às 22:00hs

Preço: R$ 40,00 e 30,00 alunos da pro-music

Data: 07/08

Rogério Delayon é natural de Ipatinga (MG-Brasil) e atualmente mora em Belo Horizonte (MG). Em seus 20 anos de carreira, já acompanhou vários artistas: Zeca Baleiro, Fábio Júnior, Sandy&Junior, Armandinho, Vander Lee, Verônica Sabino, Rita Ribeiro, Marina Machado, André Abujamra, Ceumar, Beto Guedes, Vanessa da Mata, Regina Spósito, Paula Santoro, Sá, Rodrix e Guarabyra, Renato Motha. Participou de shows ao lado de Moska, Vitor Ramil, Moraes Moreira, Luis Melodia, Elza Soares, Pena Branca, Xangai, Dante Ozzetti, Renato Borguetti, Leoni, Zé Renato e Paul Gilbert. Em estudio, gravou com Zeca Baleiro (PetShop Mundo Cão), Lenine (Falange Canibal), Zeca Baleiro E Raimundo Fagner, Skank (Carrossel), "Tributo a John Lennon" (Mother), Song Book João Bosco (Das Dores de Oratório), "Vander Lee Ao Vivo", Celso Adolfo (O Tempo), Ceumar (Sempre Viva), Sérgio Sampaio (Cruel), CD e DVD Fabio Júnior Ao Vivo, CD e DVD Armandinho Ao Vivo, DVD Petshop Mundo Cão ( Zeca Baleiro ), DVD Líricas ( Zeca Baleiro ), CD e DVD Viola Brasileira (Chico Lobo).  Produziu e arranjou o CD da cantora Selmma Carvalho "O Que Será que está na Moda ?", da cantora Rodica " Do São Francisco ao Mississipi". Foi integrante das bandas "Hebraico", "Omeriah", "Radar Tantã" e "Joker", com a qual fez a abertura dos shows de Steve Vai e Deep Purple Atualmente, trabalha como produtor musical.




12- Oficina de composição de melodias (música instrumental e canções).

Nome do palestrante: Eli Joory (RJ)

Data: 31/07 , 01/08 e 02/08

Horário:20:00 às 22:00hs

Carga horária: 6hs (3X2hs)

Sala:06

Preço por aluno: R$ 120,00

Objetivo: Ensinar á compor melodias bem construídas (usando, entre outros, algumas regras do contraponto tradicional e moderno).

Público alvo: músicos que tenham interesse em compor temas instrumentais e/ou canções

Pré-requisito: saber escrever e ler partituras e cifras

Mini currículo: Eli Joory é compositor saxofonista e flautista, lançou três CDs autorais selecionados para prêmios (Sharp, TIM, e prêmio da musica brasileira) e trabalha lado á lado com nomes de peso da música erudita e instrumental Brasileira (Hermeto Pascoal, Carlos Malta, Mauro Senise, Jota Moraes, Nelson Faria, Maria Teresa Madeira, Ricardo Amado) formado em harmonia funcional e arranjo pelo Ian Guest e em composição pelo Conservatório Brasileiro de música.

Links no you tube:

Show de lançamento do CD “Conexão instrumental” no Mistura Fina/RJ: http://www.youtube.com/watch?v=wNbNddM2Zsc

Show de lançamento do CD “Tomara que chova” na Funarte: http://www.youtube.com/watch?v=QkXRTkXVamQ






13- Nome do curso: Harmonia funcional (como harmonizar uma melodia)

Nome do palestrante: Eli Joory

Data:  7 a 9 de agosto

Horário: 7 e 8 de 19:00 às 22:00 , 9/08 de 19:00 às 21:00hs

Carga horária: 8hs (4X2hs)

Preço por aluno: R$ 150,00

Objetivo: Introdução á harmonia funcional, Acordes derivados dos modos maior, menor e gregos, empréstimos modais usando melodias conhecidas para serem harmonizadas de várias maneiras diferentes

Público alvo: músicos que tenham interesse em harmonizar melodias de forma correta e criativa.

Pré-requisito: saber escrever e ler partituras e cifras

Mini currículo: Eli Joory é compositor saxofonista e flautista, lançou três CDs autorais selecionados para prêmios (Sharp, TIM, e prêmio da musica brasileira) e trabalha lado á lado com nomes de peso da música erudita e instrumental Brasileira (Hermeto Pascoal, Carlos Malta, Mauro Senise, Jota Moraes, Nelson Faria, Maria Teresa Madeira, Ricardo Amado) formado em harmonia funcional e arranjo pelo Ian Guest e em composição pelo Conservatório Brasileiro de música.

Links no you tube:

Show de lançamento do CD “Conexão instrumental” no Mistura Fina/RJ: http://www.youtube.com/watch?v=wNbNddM2Zsc

Show de lançamento do CD “Tomara que chova” na Funarte: http://www.youtube.com/watch?v=QkXRTkXVamQ






Workshops do Savassi Festival na Pro-Music


1- Mecanismos Harmônicos – Para todos os instrumentos Musicais

Professor: Sandro Albert (USA) Quartet - Marco da Costa (Bateria, que ja trabalhou com Maria Rita, Rita Lee e Nei Matogrosso), Rubem Farias (baixo, Vanessa Jackson e Gilberto Gil)) e Jota Resende (teclados, Gal Costa, Tim Maia e Cesar Camargo Mariano) 
Data: 30 de julho
Horário: das 10h às 12h
Local: Pró-Music Sala:06
Vagas: 30
Pré-requisitos: conhecimento básico de harmonia, improvisação e técnica do instrumento
Equipamento necessário: amplificador de baixo, dois amps de guitarra, teclado, bateria, som, quadro com caneta
Inscrições: R$ 25,00

Sandro Albert- é ex professor do GIT (USA) e já tocou e gravou com os maiores do nomes do jazz atual dos USA, como: Brenda Russell, Dionne Warwick, Rita Coolidge, Victor Bailey, Abraham Laboriel, Jimmy Haslip, Alphonso Johnson, Daryl Jones, Herb Alpert, Bill Charlap, Toninho Horta, Claudio Roditi, Russell Ferrante, Kenny Garrett, Harvey Mason, Peter Erskine, Antonio Sanchez, Terri Lyne Carrington, Vinnie Colaiuta, Luis Conte, Leon Ware, War, Raphael Saadiq, James Ingram, and Robben Ford

Cannot be defined by technical mastery alone; it must emote a personal philosophy and passion as its source. Some people are born with music in their souls, and these are the people that change us forever. Sandro Albert's love affair with music began on the streets of Porto Alegre, Brazil. At the age of 14, Sandro bought his first guitar from an ice cream vendor who played his instrument to the people walking by. Not long afterwards, a friend began to share his jazz collection with him. Some of his earliest influences were Wes Montgomery, Miles Davis, and Brazilian icons Milton Nascimento and Antonio Jobim. To this day, the sounds and imprints of the busy streets of Porto Alegre can be heard in Sandro's music. Sandro is that rare phenomenon in the jazz world that is as equally gifted as a guitarist as well as composer. For the past half decade, he had dedicated himself solely to his music. The Sandro Albert Quintet has performed at the North Sea Jazz Festival, Ronnie Scott's, Catalina Bar & Grill, Yoshi's, the Blue Note, among other venues. Sandro has played and/or recorded with major Brazilian and American artists such as Milton Nascimento, Airto Moreira, Flora Purim, Brenda Russell, Dionne Warwick, Rita Coolidge, Victor Bailey, Abraham Laboriel, Jimmy Haslip, Alphonso Johnson, Daryl Jones, Herb Alpert, Bill Charlap, Toninho Horta, Claudio Roditi, Russell Ferrante, Kenny Garrett, Harvey Mason, Peter Erskine, Antonio Sanchez, Terri Lyne Carrington, Vinnie Colaiuta, Luis Conte, Leon Ware, War, Raphael Saadiq, James Ingram, and Robben Ford. In Brazil, Sandro found his magical sense of harmony and melody; in the United States, he defined his masterful improvisational style. Sandro has recently released his fourth album, Vertical on Daywood Drive Records. This new project showcases Sandro's incredible writing talents as well as his solo skills.

Discography

Soulful People
Featuring:
Luis Conte, Cassio Duarte, Steve Durnin, Peter Erskine, Kenny Garrett, Edsel Gomez Jimmy Haslip, Mark Isham, Jimmy Johnson, Frank Marocco, Milton Nascimento, Renato Neto, Antonio Sanchez, Bob Sheppard, The Jane Warner School Choir

The Color of Things
Featuring:
Jean Baylor, Jimmy Branly, Katisse Buckingham, Luis Conte, Russell Ferrante, Robben Ford, Edsel Gomez, Tamir Hendelman, Mark LedFord, Frank Marocco, Airto Moreira, Matt Rohde, Michael Valerio

A Beautiful Cloudy Day
Featuring:
Dave Carpenter, Katisse Buckingham, Frank Marocco, Cassio Duarte, Ze Renato, Mika Miller, Super Nova

Vertical
Featuring:
Rodrigo Ursaia, Richie Barshay, Michael O'Brien




2 - Clínica Bosphorus: A Universalidade da Bateria Brasileira
Professor: Márcio Bahia (Baterista do Hermeto Paschoal)
Data: 30 de julho
Horário: das 14h às 16h
Local: Pro-Music – SALA 6
Pré-requisitos: instrumentistas com 3 anos de experiência
Inscrições: R$ 25,00

Márcio Bahia vem de uma longa tradição musical.  Meu bisavô era mestre de banda em Piraí (RJ). Alguns tios meus tocavam. Minha mãe toca violão e teclado. Ou seja, a música sempre esteve presente na vida da família.  A lembrança musical mais antiga de Márcio é um desfile de bandas de música em comemoração ao 7 de setembro. Aos 14 anos, começou a estudar música sozinho. Os professores vieram dois anos depois. 
Meu primeiro professor foi um baterista da minha cidade chamado Sérgio Murilo, um grande músico. Depois, estudei com Edgard Nunes Rocca, o Bituca, uma lenda brasileira da bateria e percussão erudita, e José Cláudio das Neves e Hugo Tagnin, na Escola de Música Villa-Lobos. E o mais importante de todos os mestres, Hermeto Pascoal. O encontro com Hermeto Pascoal foi decisivo para Márcio Bahia. Me fez descobrir minha própria identidade musical. Me ensinou os fundamentos para que eu pudesse sempre crescer como músico, principalmente por estarmos cem por cento todos os dias estudando ou tocando.
Márcio começou a aprender música como autodidata. E descobriu o prazer de tocar e ouvir que o acompanha até hoje. 
Minhas primeiras coordenações como baterista, o prazer de ouvir e tocar, o descobrir, o experimentar, a alegria de conseguir os primeiros resultados no instrumento, aprendi sozinho. Isso me acompanha até hoje na minha vida. Acho que nunca devemos perder a alegria e espontaneidade dos primeiros dias no instrumento. Ou seja, alegria e entusiasmo de principiante.
Hermeto Pascoal foi fundamental em minha formação. Ele me ensinou tudo. E depois, todos os grandes músicos com quem toquei e toco até hoje. Aprendo muito com cada um deles.




3 - Master Class: Improvisação, Harmonia, Escalas e Movimento para todos os instrumentos
Professor: Simon Spang-Hanssen(DK)- Considerado um dos melhores saxofonistas da Dinamarca da atualidade
Data: 30 de julho
Horário: das 19h às 22h
Local: Pro-Music, sala:06
Pré-requisitos: ser músico/instrumentista
Inscrições: R$ 25,00

Comparado pelo crítico Franck Bergerot, da revista Jazz Hot, a Johnny Griffin e Dexter Gordon, ele toca sax soprano e tenor

Nascido em Copenhague em 1955, Simon começou a carreira nos anos 70 e tocou com vários grupos e orquestras até formar seu próprio grupo, na década seguinte. Tocou na Europa, a partir de 1983, com a banda do baterista gaúcho Nenê, incluindo uma turnê pela França ao lado do grupo de Hermeto Pascoal.

Entre 85 e 88 morou em Paris e tocou com a Orchestra Nacional de Jazz, gravou nos discos de Nenê e formou grupos com Richard Bona, Billy Hart, Niels Lan Doky e Alain Jean-Marie.

No final da década de 90, volta para Copenhague e forma grupos como Central Earth, Rainbow Spirit e Ear Witness.

Em 2002 na Copenhague Jazzhouse com Filô Machado, Ivan Bastos e Magno Bisolli. Recentemente formou o octeto "Alisio Ensemble" (com Mariane Bitran, Kristian Jorgensen, Bent Clausen), se tornou membro do "Api Pipo", de Alain Apaloo´s e tocou com Weather Report Tribute em Jazzhus Montmartre, Copenhague.

Participou em discos como: “Ponto dos Músicos” e “Minuano”, de Nenê; “A Plus Tard”, “Monk, Mingus, Ellington”, “Bouquet Final”, da Orchestra National de Jazz e “ Intersections”, do Alisio Ensemble.

Unidade Buritis:

  • Av. Profº Mário Werneck, 1480 (Loja 213, 2º piso)
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  •   (31) 3378-0180
  • Estacionamento grátis

Unidade Gutierrez:

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