THELONIUS MONK – Pianista e Compositor

Nascimento: 10/10/1917, na Carolina do Norte

Falecimento: 17/02/1982, em New Jersey

Monk começou estudar piano na infância tendo aulas particulares. Ainda na adolescência mudou-se para Nova York, onde começou a participar de festas no Harlem e dedicar-se a gêneros como o Gospel. Desde o início de sua vida em NY, freqüentava os bares de vanguarda do Harlem , como o Minton’s e o Clarke Monroe’s, mas sua colaboração não foi reconhecida imediatamente, sendo atribuída a Dizzy e Parker a criação do bebop – ainda que nas primeiras gravações no Minton’s, Monk estivesse presente tocando piano nas faixas Swing to Bop e Stomping at Savoy, realizadas por Jerry Newman em 1944.

Seu jeito de tocar estava naquela época em plena contraposição aos boppers que tocavam solos com muitas notas em um andamento muito rápido. Monk explorava o oposto, solos com poucas notas e pausas em lugares inesperados, criando uma rítmica totalmente diferente da que era explorada pelos outros músicos. Sua extravagância lhe valeu o apelido de “Mad” (louco), e foram poucos os que compreendiam seu modo de tocar, mas Coleman Hawkins e Dizzy sabiam que estavam à frente de um gênio que só seria reconhecido posteriormente. Tanto Dizzy como Coleman utilizaram Monk em seus grupos, mas ele tinha uma personalidade forte demais para trabalhar em grupos de outros líderes.

Em 1947, a Blue Note o contratou para fazer algumas gravações de suas músicas, ao lado de Milt Jackson, Kenny Dorhan, Luck Thompson e Art Blakey. Gravações realizadas entre 47 e 51 como Off Minor, Ruby My Dear, I Mean You, Mysterioso e Straight No Chaser demonstraram publicamente a genialidade de Monk, embora muitos não aceitassem sua forma de tocar piano e suas composições. Em 1954 foi convidado para o “Salon Du Jazz” de Paris, onde sua música deixou perplexos tanto o público quanto a crítica. Mas a crítica americana ainda continuava resistente ao Jazz moderno. Monk continuou compondo e gravando, quer como solista ou em pequenos combos que atingiram grande sucesso. Depois de tocar durante seis meses com o saxofonista John Coltrane, esse declarou que Monk sabia responder com sua música a todas as questões que ele mesmo introduzia, considerando-o um dos maiores jazzmen de todos os tempos.

 

Com passar do tempo a fama de Monk começou a crescer, já sem muita resistência dos críticos. As gravações se sucediam e Monk tocou no Village Vanguard, e começou a ser convidado para os maiores festivais de Jazz nos USA e Europa. Em 1964, a imprensa começava a considerar que ele era um fenômeno que ia além do próprio Jazz, e a revista Time dedica-lhe uma reportagem de capa, o que era altamente raro para o Jazz naquela época. Em 1971 foi montada a banda “The Giants of Jazz”, com Dizzy Gillespie no trompete, Sonny Stitt no sax, Kay Winding no trombone, Al McKibbon no baixo, Art Blakey na bateria e Monk no piano. Este grupo excursionou durante os anos de 71 e 72 por toda a Europa, alcaçando em todas as partes enorme sucesso. Monk, com problemas de saúde, diminuiu suas atividades, apresentando-se em raros concertos.

 

Sua Música

 

Monk toca o piano de uma forma absolutamente oposta à que qualquer professor exigiria de seus alunos, ao ponto de se dizer durante anos que Monk era um grande músico e compositor e péssimo pianista, o que não é verdade – é fato que ele não tocava de uma maneira nada acadêmica, mas o que conseguia dizer com seu instrumento era excepcional e totalmente original, com invenções constantes e uma série inesgotável de idéias.

 

Principais Composições

  • Epistrophy

  • In Walked Bud

  • Eronel

  • Off Minor

  • I Mean You

  • Straigh No Chaser

  • Blue Monk

  • Evidence

  • Criss Cross

  • Pannomica

 

Discografia

  • The Complete Genius – Blue Note

  • Thelonius Monk – Prestige

  • Brilliance

  • Pure Monk

  • In Person

  • Criss Cross

  • It’s Monk Time

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